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Ribeirão Preto (SP) |
O Turismo de Negócios e Eventos em Ribeirão Preto |
Projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos |
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Projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos
O modelo de gestão descentralizada concebido pelo Plano Nacional de Turismo e implementado pelo MTur prevê a integração de diversas instâncias da gestão pública e da iniciativa privada por meio da criação e organização dos arranjos institucionais.
O projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos desenvolvido pelo MTur em parceria com o Instituto Casa Brasil de Cultura, tem como objetivo criar uma estratégia de governança local, a partir do fortalecimento e aperfeiçoamento de segmentos de mercado, procurando envolver de forma participativa toda a cadeia produtiva e instituições relacionadas com o segmento escolhido, através de prioridades e estratégias definidas e com foco na competitividade.
O projeto tem como premissa a participação efetiva dos representantes locais, fortalecendo as entidades públicas e privadas, o trade e as organizações não governamentais, levando à formação de um Grupo Gestor que assume o papel de líder do processo, buscando assim garantir a continuidade das ações na área do turismo, resultados mercadológicos e a sustentabilidade do destino.Assim, foram escolhidos dez destinos com características diferentes, em regiões diferentes, para que suas experiências contribuam para criar uma base metodológica que possa servir de modelo para outros destinos no Brasil, validando e consolidando a estratégia de desenvolvimento de políticas públicas, e de ampliação e diversificação da oferta turística nacional.
Destino referência em Turismo de Negócios e Eventos
A escolha de Ribeirão Preto para participar do projeto Destino Referência se deu com base nas suas pré-condições para o segmento de Negócios e Eventos. E embora a cooperação público-privada não estivesse totalmente ajustada, houve fatores que, por sua relevância e particularidade na região, justificaram a determinação de Ribeirão Preto como Destino Referência em Turismo de Negócios e Eventos, dentre as quais podem ser destacados:
- A concentração de um polo industrial expressivo
- Existência de centros tecnológicos e acadêmicos de excelência
- Utilização de tecnologia de ponta na agroindústria
- Realização de visitas técnicas regulares no município e entorno
- Proximidade de São Paulo, capital – maior centro econômico do país e principal emissor de turistas de negócios e eventos
- Boa acessibilidade terrestre
- Existência de aeroporto com frequência regular de voos nacionais e regionais (fato não usual no cenário de não capitais)
- Altíssimo PIB do município
- Ocorrência frequente de eventos técnico-científicos nacionais e internacionais
- Existência de feiras de negócios regulares
- Boa infraestrutura geral
- Boa infraestrutura turística, com destaque para equipamentos relacionados à realização de eventos (hotéis com salas, centros de convenções e exposições)
O desenvolvimento do projeto Destinos Referência em Ribeirão Preto seguiu, como nos demais destinos selecionados no Brasil, a Metodologia Cores de Gestão de Destinos Turísticos, respeitando as particularidades de cada segmento e destino. O caráter flexível desta metodologia permitiu sua aplicação em Ribeirão Preto de forma a organizar o cluster, e melhorar a exploração dos atrativos e produtos ofertados no segmento de Turismo de Negócios e Eventos.
Os objetivos do projeto Destinos Referência em Ribeirão Preto foram:
- Instituir um Arranjo Institucional para o desenvolvimento do projeto
- Elaborar planejamento participativo com foco no segmento
- Disseminar as experiências
A entidade local conveniada, principal parceira do projeto no destino, foi o Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau, representante local da Confederação Brasileira dos Conventions & Visitors Bureaux, que participou de forma ativa de todo o processo, mantendo uma consultoria especializada que apoiou e realizou várias ações durante a implantação do projeto Destino Referência em Turismo de Negócios e Eventos em Ribeirão Preto.
A partir de então, foi realizada uma série de eventos e encontros, que contribuiu para a criação e fortalecimento da governança local e desenvolvimento do segmento no destino. No primeiro encontro, foi definido um grupo gestor para o segmento de Turismo de Negócios e Eventos, composto por representantes de centro de eventos; promoção de feiras; parque de exposições; operador de turismo receptivo; organizador de congressos; hotéis e salas de reuniões; entretenimento; aeroporto (Infraero); empresas não turísticas, relacionadas a visitas técnicas; e o núcleo acadêmico.
Em seguida, com a metodologia de avaliação e diagnóstico turístico adaptada para o segmento de Negócios e Eventos, foi realizado um seminário com dinâmicas de avaliação da percepção da comunidade e do trade local, que resultou em uma avaliação de toda cadeia produtiva do segmento.
A avaliação participativa foi transformada em um diagnóstico sobre a percepção do destino e do segmento. No encontro seguinte com o grupo, este diagnóstico foi apresentado, validado e priorizado pela mesma comunidade e trade.
A Ação Símbolo do projeto Destinos Referência em Ribeirão Preto se constituiu na realização de um curso de Mercado Turístico, com grande participação de representantes do segmento. Neste mesmo evento, o diagnóstico validado anteriormente foi trabalhado e teve as ações priorizadas de forma participativa, se transformando no Prognóstico ou Estratégia Competitiva, que definiu as linhas gerais para a elaboração do plano de ações para o segmento de Turismo de Negócios e Eventos.
Finalizando essa etapa do projeto no destino, houve o Seminário de Multiplicação, em que foram apresentados os resultados alcançados em Ribeirão Preto e as experiências bem-sucedidas de outros destinos e segmentos que também participaram do projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos.
Resultados alcançados
A partir destas conquistas, o Grupo Gestor de Ribeirão Preto deve continuar seu trabalho, com muitos desafios e oportunidades. A criação da Secretaria de Turismo e a reativação do Comtur devem ser apoiadas para que estas instituições se fortaleçam e possam cumprir seu papel satisfatoriamente.
Resultados alcançados
- Criação da Secretaria Municipal de Turismo e reativação do Conselho Municipal de Turismo
- Participação efetiva dos representantes locais, levando à formação de um Grupo Gestor que assumiu o papel de líder do processo, buscando assim garantir a continuidade das ações e a sustentabilidade do desenvolvimento competitivo
- Participação da governança local efetivamente em todas as etapas e encontros
- Participação efetiva na validação do diagnóstico e elaboração do plano de ações
- Participação do Grupo Gestor no Curso de Mercado Turístico
- Participação na Oficina de Projetos
- Realização de seminário de multiplicação, oficina de projeto e visita técnica com a participação do grupo gestor do projeto, empresários e comunidade do destino, além de representantes de outros destinos com vocação para o desenvolvimento do Turismo de Negócios e Eventos
As relações comerciais entre os agentes locais podem ser ainda mais fortalecidas, ampliando a capacidade de atração negócios para o destino. Outro foco deve ser no posicionamento de mercado, com a criação de uma imagem forte de destino na mídia e no mercado turístico, destacando sua vocação para agronegócios e energias renováveis, uma crescente tendência nacional e internacional para a qual Ribeirão Preto tem vocação indiscutível.
Para destinos que desejam se desenvolver com foco no Segmento de Turismo de Negócios e Eventos, a experiência de Ribeirão Preto destaca:
- A importância do arranjo institucional local e o protagonismo do trade e da comunidade, pois não há plano de ações que funcione sem um grupo responsável por sua implementação
- Capacidade de utilizar a infraestrutura e serviços disponíveis para atender a demanda do mercado, destacando seus diferenciais competitivos
- Posicionamento de mercado correto, com foco na vocação do destino e nas demandas do mercado