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Ribeirão Preto (SP) - O Turismo de Negócios e Eventos em Ribeirão Preto

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Ribeirão Preto (SP)
O Turismo de Negócios e Eventos em Ribeirão Preto
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O Turismo de Negócios e Eventos em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto sempre teve vocação para o sucesso. Fundada em 1856, a cidade ganhou impulso com a lavoura de café e contribuiu para transformar a região onde está inserida na maior produtora de café do mundo, na virada do séc. XX, abastecendo o mundo com o que era conhecido como ouro verde.

O que a princípio era uma atividade favorecida pelo solo e clima, evoluiu para o agronegócio e a agroindústria. Hoje, Ribeirão Preto pertence a uma macrorregião que se destaca pela forte presença da indústria sucroalcooleira, com estrutura econômica forte e diversificada, marcada pelos altos índices de produtividade da agricultura, com destaque para cana, laranja, soja, amendoim e fruticultura.

Além da agroindústria, Ribeirão também é um importante centro de atividades comerciais e industriais, de prestação de serviços e referência em educação e saúde. Mesmo com uma população relativamente pequena (cerca de 600 mil habitantes ) o comércio e serviços da cidade oferecem estrutura para atender a demanda dos três milhões de habitantes que vivem nos municípios da região  e ao turismo de Eventos e Negócios, segmento econômico em pleno desenvolvimento no destino.

O Turismo de Negócios e Eventos em Ribeirão foi motivado pela frequente realização de visitas técnicas às empresas da região, originadas de demanda espontânea tanto do mercado nacional como internacional, trazendo para a região empresários, políticos, representantes de organizações governamentais e não- governamentais e estudiosos, com foco na agroindústria, tendo destaque especial a produção do biodiesel, além de outros produtos derivados da cana-de-açúcar e criação de gado.

No setor de feiras, o destaque está na Agrishow, feira anual do setor de agronegócios que movimenta mais de 700 expositores e público de mais de 140 mil visitantes, de cerca de 50 países, deixando muitos benefícios sociais e econômicos para a região. Uma tendência atual é a realização de eventos na área energias renováveis e desenvolvimento sustentável.

O turismo de compras também move o comércio varejista. Amplamente diversificado e impulsionado pela presença de vários estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço. Na cidade há três shoppings, vários mercados, um mercado municipal, parques ecológicos, clubes e dois estádios de futebol.

O dinamismo de Ribeirão Preto colabora com o desempenho econômico da sua região geoeconômica – composta por mais de sessenta municípios – e também recebe os benefícios desta, ampliando as chances de sucesso dos negócios. A renda per capita da região é semelhante à de alguns países da Europa Mediterrânea e praticamente o dobro da média brasileira .

Na área de saúde, Ribeirão se destaca como um dos mais importantes e desenvolvidas centros médicos do país, com modernos hospitais, unidades de saúde, farmácias, clínicas, entre outros serviços do setor.

Para atender à demanda de eventos e turistas a negócios, os empresários da cidade sabem que é necessária boa qualificação. E Ribeirão Preto não deixa por menos. A presença de um forte núcleo acadêmico público e privado garante a formação de profissionais para os mais diversos setores, inclusive para o turismo e gastronomia. O câmpus da USP, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, a Escola de Enfermagem e inúmeras universidades e faculdades capacitam os jovens locais e atraem novos talentos para se formar na cidade. Por sua diversidade, qualidade, evolução do ensino e pelas pesquisas desenvolvidas em suas universidades, a cidade é considerada um importante polo educacional, com destaque para as áreas tecnológicas e a biomedicina. 

O segmento de Turismo de Negócios e Eventos

De acordo com o Ministério do Turismo, o segmento de Turismo de Negócios e Eventos engloba “o conjunto de atividades turísticas decorrentes de encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social”.  O segmento é formado por dois subsegmentos básicos, independentes, compatíveis e muitas vezes inter-relacionadas: negócios e eventos.

As atividades desempenhadas pelo turista no destino - sejam negócios, eventos ou ambos - dependem da sua motivação. Entretanto, é importante destacar que é possível a compatibilização das duas motivações principais do segmento, isto é, o turista de eventos poderá aproveitar sua permanência na cidade para realização de ações de negócios, assim como um turista que venha para uma reunião específica poderá comparecer a um evento que esteja ocorrendo no mesmo período.

Para explicar as características deste segmento e o perfil do público, é importante destacar alguns conceitos e informações:

1. TURISTAS DE NEGÓCIOS – caracterizados principalmente por turistas individuais, que se deslocam para participar em reuniões de trabalho. Dentre todos os tipos de atividades desempenhadas por estes turistas, são as feiras de negócios as de mais alto poder de atração, inclusive entre todas as atividades do segmento de Negócios e Eventos. 

As principais atividades desenvolvidas por estes turistas:

  •  Reuniões de negócios – prospecções de clientes, fechamentos e discussão de contratos, apresentação de propostas, desenvolvimento e acompanhamentos de projetos, consultorias
  •  Feiras de negócios – visitação ou participação na qualidade de expositor de feiras de negócios
  •  Missões empresariais – visitação de grupos de empresários a mercados potenciais ou efetivos. Consideradas atividades do turismo emissivo do segmento de negócios e eventos, é comum também utilizar esta terminologia para designar “visitas técnicas”, termo mais frequentemente usado
  • Visitas técnicas – visitação de grupos em locais similares ou relacionados ao foco dos negócios da empresa ou instituição à qual pertence, visando a observação de práticas de excelência e aprendizado. Ainda que possam ser trabalhadas de forma independente, também é comum que estejam atreladas à visitação posterior ou anterior a um evento de maior porte como feiras, convenções ou congressos
  •  Rodadas de Negócios – participação individual em breves reuniões pré-agendadas de apresentação de produtos ou serviços entre compradores e fornecedores. É comum que se desenvolvam com parte de um evento de maior porte, como feira ou congresso

2. TURISTAS DE EVENTOS – A divisão destes turistas em dois grupos principais – corporativos e associativos – é apropriada em função de características e comportamentos bastante distintos.

O turista de eventos corporativos é habitualmente convocado pela empresa, pois na qualidade de funcionário, não se trata de uma opção a sua participação. Os eventos de treinamento, capacitação e planejamento ocorrem durante os dias de semana e para eles são convocados profissionais de posição de destaque hierárquico dentro da empresa, ou equipes comerciais. Habitualmente utilizam-se de hotéis por questões de logística e praticidade de contratação de serviços, razão pela qual são foco de atenção da hotelaria. Os eventos são fechados aos funcionários (ou no máximo incluem fornecedores ou clientes nas grandes convenções), e a presença de acompanhantes só é facultada quando há mescla com ações de incentivo.

3. TURISTA DE INCENTIVOS – embora o desfrute da atividade assemelhe-se muito a uma viagem de lazer, a sua motivação tem origem no seu ambiente profissional, já que a estratégia de incentivo tem por objetivo recompensar ou motivar bom desempenho dos funcionários ou promover sua maior integração – que por consequência acabará por melhorar os resultados da equipe. As atividades estão mais relacionadas a experiências vivenciais, de interação com a cultura do destino, quer patrimônio material ou imaterial.

TIPOS DE EVENTOS

Os eventos, também segundo o Ministério, são agrupados em quatro grupos principais, quanto ao seu caráter: eventos comerciais, técnico-científicos, promocionais e sociais.Nesta conceituação considera-se:

  • Comerciais: Atividades relacionadas a “transações de compra e venda de produtos e serviços”
  • Técnico-científicos: Atividades relacionadas a “especialidades, processos, habilidades, domínios de arte ou ciência”, administração
  •  Promocionais: Atividades relacionadas à divulgação de produtos e serviços ou ideias
  •  Sociais: Atividades relacionadas a assuntos da comunidade

Do ponto de vista de potencial de atratividade turística, são os eventos comerciais (que tem nas feiras profissionais as suas principais representantes) e os encontros técnico-científicos (que tem nos congressos - promovidos por associações e ONGs - e convenções - promovidos por corporações - seus expoentes máximos) os grandes geradores de fluxo turístico, já que boa parte de seu público provém de outras localidades.

Por sua vez, os eventos promocionais e sociais são orientados à comunidade na qual estão inseridos, e por esta razão tem reduzido potencial de atratividade. Da mesma maneira, os eventos técnico-científicos voltados para a população local possuem baixa atratividade, como reuniões, seminários, cursos e treinamentos.