Índice do Artigo |
---|
Brasília (DF) |
O turismo em Brasília |
Todas as Páginas |
Segmento: Turismo Cinematográfico
Destino: Brasília – DF
Parceiro executor local: Instituto Dharma
Apresentação
Feche os olhos, esqueça por um instante as manchetes políticas. Agora pense em uma cidade que nasceu inspirada em uma profecia, foi idealizada por um sonho de união nacional, concebida com um projeto urbanístico futurista e construída pelas mãos e corações de milhares de brasileiros que trocaram suas terras de origem para criar a nova história do País.
Sim, deixando de lado o preconceito, podemos ver a nossa Capital Federal como ela é: uma cidade viva, moderna, humana e cosmopolita, que faz questão de deixar a céu aberto o maior acervo da arquitetura moderna do mundo, que torna Brasília a única cidade com construção iniciada no século XX com título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Todos os que a conhecem são tocados pelas intrigantes obras de Niemeyer, pelo fascínio de ver de perto o palco do poder político do Brasil ou pela forte energia mística que vibra no Planalto Central. Com o traçado urbanístico de Lúcio Costa integrado ao Cerrado, o bioma local, os moradores e visitantes têm sempre a visão do horizonte vasto, que permite o contato com o sol, o céu azul, estrelas e noites de lua. É privilégio de poucas grandes cidades no mundo.
Os amplos jardins de Burle Marx, os milhares de árvores frutíferas ou floridas criam um ambiente harmônico entre os monumentos de Niemeyer e os equipamentos urbanos. Mesmo que a princípio tudo pareça estranho, aos poucos é possível entender a lógica das quadras, superquadras, setores, eixos e asas, e tudo passa a ter sentido. E, enfim, as ruas largas, o trânsito ordenado e motoristas educados – que param nas faixas para dar preferência ao pedestre (!) – convidam a uma reflexão sobre como poderiam ser mais bem planejadas as cidades brasileiras.
Esta metrópole cosmopolita – que possui um dos melhores índices de qualidade de vida do País, mas é muitas vezes injustamente acusada de desumana e impessoal – acolhe brasileiros de todos os cantos, que vêm em busca de novas oportunidades e trazem consigo suas raízes culturais. Assim Brasília, ainda marcada pela migração, mas já com uma bem definida geração de brasilienses , começa a afirmar sua identidade, fortemente baseada na diversidade cultural que só um país como o Brasil é capaz de produzir. Este respeito e gosto pela diversidade faz de Brasília um lugar hospitaleiro também para estrangeiros, que se sentem em casa nesta cidade, sede de embaixadas de mais de oitenta países.