w Lençóis (BA)
 
 
Você está aqui: Relatório Final
 
 

Lençóis (BA)

E-mail Imprimir PDF
Índice do Artigo
Lençóis (BA)
O turismo na Chapada Diamantina
Projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos
Todas as Páginas

Segmento: Turismo de Aventura

Destino: Lençóis, Chapada Diamantina – BA

Parceiros executores locais: Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta)

Apresentação

Portão de entrada para a Chapada Diamantina, Lençóis é um lugar impressionante, que reúne a magia da Bahia, um rico patrimônio histórico-cultural tombado pelo Iphan e a natureza extraordinária do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Considerada um dos melhores destinos de Ecoturismo e Aventura do Brasil, a região possui centenas de atrativos naturais como grutas, lagos, montanhas e cachoeiras de todos os tamanhos – cercados de lendas e mitos –, cenários para aventuras e experiências profundas, como caminhadas de vários dias pelos vales e montanhas da Chapada Diamantina, trekkings, ou momentos de relaxamento para quem quer um contato mais sutil com a natureza.

Outro aspecto que se destaca em Lençóis é que, apesar de ser uma cidade pequena do sertão da Bahia, vibra na região uma energia mística e cosmopolita, com pessoas do mundo inteiro que vêm à procura de um lugar encantado.

Mas é impossível falar apenas de Lençóis quando se tem em vista toda a dimensão e a diversidade da Chapada Diamantina, que envolve muitos outros municípios como Palmeiras/Vale do Capão, Andaraí/Igatu e Mucugê, cada um com suas peculiaridades e atrativos.

Localizada a cerca de 400 km de Salvador, há diversas formas de chegar à Chapada Diamantina, e grande parte delas sugere um tempo de permanência de uma semana. Todos os sábados há voos regulares a partir de Salvador. As agências de receptivo prestam serviços de traslado privativo e oferecem roteiros regulares completos, que contribuem para reduzir o custo da viagem.

Para os viajantes independentes, o acesso de carro a partir de Salvador pode ser feito pela BR-324 até Feira de Santana. A partir daí, o motorista pode decidir entre dois caminhos: ou pela BR-116 até o entroncamento com a BR-242 (Rodovia Bahia-Brasília) ou pela BA-052 até o município de Ipirá, e daí até Itaberaba. Depois desta cidade, os dois caminhos se reencontram e seguem pela BR-242, até o trevo de acesso à cidade. Daí até Lençóis são apenas mais 12 km. Há também vários horários diários de ônibus a partir de Salvador e a viagem dura cerca de seis horas.