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Jijoca de Jericoacoara (CE) - Projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos

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Jijoca de Jericoacoara (CE)
O turismo em Jericoacoara
Projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos
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Projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos

O modelo de gestão descentralizada  concebido pelo Plano Nacional de Turismo e implementado pelo MTur prevê a integração de diversas instâncias da gestão pública e da iniciativa privada por meio da criação e organização dos arranjos institucionais.

O projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos desenvolvido pelo MTur em parceria com o Instituto Casa Brasil de Cultura, tem como objetivo criar uma estratégia de governança local, a partir do fortalecimento e aperfeiçoamento de segmentos de mercado, procurando envolver de forma participativa toda a cadeia produtiva e instituições relacionadas com o segmento escolhido, através de prioridades e estratégias definidas e com foco na competitividade.

O projeto tem como premissa a participação efetiva dos representantes locais, fortalecendo as entidades públicas e privadas, o trade e as organizações não governamentais, levando à formação de um Grupo Gestor que assume o papel de líder do processo, buscando assim garantir a continuidade das ações na área do turismo, resultados mercadológicos e a sustentabilidade do destino.

Assim, foram escolhidos dez destinos com características diferentes, em regiões diferentes, para que suas experiências contribuam para criar uma base metodológica que possa servir de modelo para outros destinos no Brasil, validando e consolidando a estratégia de desenvolvimento de políticas públicas, e de ampliação e diversificação da oferta turística nacional.

Destino referência em Turismo de Sol e Praia

É um grande desafio escolher um destino para ser referência no segmento de Sol e Praia em um país com cerca de 8 mil quilômetros de litoral, além de inúmeras praias fluviais e lacustres que movimentam o turismo no interior do país. Assim, com inúmeros destinos já consolidados neste segmento, que é o mais procurado do turismo nacional, havia uma infinidade de opções.

Porém, a escolha de Jericoacoara para servir de referência foi motivada por este ser um destino ainda em desenvolvimento, com uma série de desafios ambientais e sociais, mas onde seria possível trabalhar conceitos e práticas de sustentabilidade e arranjo institucional, criando experiências que pudessem ser replicadas em outros destinos.

O Nordeste brasileiro naturalmente representa a vocação do Brasil para o Turismo de Sol e Praia, tanto pelos seus aspectos climáticos e praias com águas mornas quanto por suas características culturais, como a hospitalidade e alegria do seu povo. A música, a dança, o artesanato, a gastronomia e as festas populares colocam as praias do Nordeste em evidência nos contextos nacional e internacional. Porém, o turismo nacional amadureceu muito nos últimos anos, e deixou para trás a ilusão de que somente vocação basta para obter um destino de sucesso e sustentável. Por isso mesmo é que o projeto Destinos Referência optou por Jericoacoara para trabalhar este segmento, com todos os desafios e oportunidades que um destino emergente pode apresentar.

Logo nas primeiras visitas técnicas ao destino, foi verificado que Jericoacoara apresentava alguns entraves quanto à articulação institucional, crescimento desordenado e ocupação irregular de diversas áreas que deveriam permanecer de livre trânsito para a comunidade e os visitantes. Outro fator que comprometia o desenvolvimento do destino era um alto índice de informalidade entre os prestadores de serviços e a falta de auto-organização dos setores.

Esta visão motivou a escolha e a estratégia de aproximação. Assim como em outros destinos do projeto, foram envolvidas as entidades parceiras locais, identificadas com o segmento. As primeiras entidades a apoiar o projeto, além do Ministério do Turismo, foram a Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, a Secretaria Municipal de Turismo de Jericoacoara e o Sebrae-CE, a principal entidade parceira local conveniada para o desenvolvimento do projeto.

Devido a este cenário, as primeiras reuniões no destino foram realizadas separadamente com os empresários dos quatro principais setores: meios de hospedagem, alimentação, receptivos (esporte) e comércio.

O primeiro objetivo foi despertar o autoconhecimento, identificar o papel de cada um no seu negócio, no turismo e na comunidade. Depois os quatro grupos foram reunidos e foram desenvolvidos trabalhos participativos, que culminariam com a formação do arranjo institucional. Nestas reuniões foram apresentadas outras iniciativas e projetos em andamento enfraquecidos por falta de uma dinâmica cooperada.

Também se apresentaram entidades empresariais pré-formadas ou desestruturadas e não atuantes, tudo isso como forma de evidenciar a importância da cooperação e do trabalho conjunto.

Para instituir o Arranjo Institucional do destino, o Ministério do Turismo e a Casa Brasil, com o apoio dos órgãos estaduais e municipais de turismo e Sebrae-CE, além dos conselhos e associações estaduais e locais afins, implementaram a Metodologia Cores de Gestão de Destinos Turísticos, que consiste em técnicas e ações participativas e cooperadas, em que se define a atribuição de cada um dos atores.

Importante observar que os empresários de Jericoacoara, em sua quase totalidade, não são cearenses, mas oriundos de outros Estados brasileiros ou estrangeiros. Esta situação era um dos principais motivos para uma cultura pouco integrada. Na verdade, eles não se comunicavam, competiam, sem enxergar que separados, contribuíam para a degradação do destino. Os primeiros encontros com os grupos empresariais, um por vez, confirmaram essa observação. As pessoas chegavam desconfiadas, criticando o que não funcionava e sem acreditar que algo novo pudesse estar acontecendo. Após uma série de reuniões utilizando a Metodologia Cores foi possível atingir de fato o sentimento de que a união dos empresários e da comunidade em torno de uma instância de governança local era indispensável, necessária e urgente para o desenvolvimento e sustentação do destino, inclusive na interlocução das parcerias com os gestores públicos.

O modelo definido foi a constituição de uma Agência de Desenvolvimento – Adetur Jeri, criada em assembleia em agosto de 2008, com a participação de mais de 50 empresários, comprometidos em criar ou consolidar as entidades empresariais setoriais. Essa iniciativa revigorou outras associações de alguma forma constituídas e ficou marcada como a Ação Símbolo neste destino. Com esta unidade de planejamento foram estabelecidas conexões com outros projetos em curso no destino, de iniciativa do próprio Ministério do Turismo ou dos órgãos estaduais e municipais, e ainda de entidades como o Sebrae.

Outra ação a ser destacada foi o trabalho desenvolvido pelas artesãs de Jericoacoara durante a Vivência Elo Cultural, que apresentou um desfile na praia com peças artesanais criadas pelas próprias artesãs. A coleção ganhou uma marca – Mundo Jeri: Cultura, Natureza e Magia. No total, 15 peças-piloto foram exibidas pelas modelos durante o desfile. Para chegar a este resultado, o Sebrae-CE envolveu 40 artesãs da região, realizou o diagnóstico de sua atividade, identificou demandas e elaborou sugestões para a estruturação da ação Vivência Elo Cultural. Depois disso, foi feito um trabalho de articulação com as artesãs, com oficinas preparatórias com foco no associativismo, nas relações humanas e no aperfeiçoamento das técnicas do crochê.

Resultados Alcançados

O projeto Destino Referência em Turismo de Sol e Praia realizado em Jericoacoara atingiu o objetivo da construção de um modelo referencial dotado de parâmetros para o desenvolvimento sustentável do Turismo de Sol e Praia, como base para outros destinos turísticos do segmento no Brasil, adaptando-o e adequando-o às diferentes situações e soluções.

O exemplo de Jericoacoara, que conseguiu transformar uma realidade de crescimento desordenado – que certamente levaria o destino a um possível colapso – em uma situação de desenvolvimento participativo e cooperado, em que cada um conhece e executa seu papel na comunidade e no turismo, poderá ser replicado em outros destinos que queiram desenvolver o segmento de Turismo de Sol e Praia em seu destino.

Resultados Alcançados

  • Participação ativa dos empresários e mobilização para adesão desde o início do projeto
  • Governança local representativa e atuante
  • Atuação continuada e liderança do empresariado local
  • Preparação de materiais promocionais para o destino
  • Qualificação na produção associada ao turismo, envolvendo 40 artesãs da região, com foco no associativismo, nas relações humanas e de aperfeiçoamento das técnicas do crochê
  • Realização de desfile na praia com peças artesanais criadas pelas artesãs de Jericoacoara
  • Constituição de uma Agência de Desenvolvimento – Adetur Jeri

Um acompanhamento técnico dos arranjos institucionais, e principalmente, o fortalecimento do conselho municipal e de sua interlocução com o órgão estadual de turismo, e deste com as instâncias regionais e com o Ministério do Turismo, são o ideal para a consolidação do Sistema Nacional do Turismo.O futuro será de entidades empresariais fortes e arranjos institucionais dinâmicos, que tenham base em planejamentos de curto, médio e longo prazos, feitos dentro da boa técnica, com legitimidade e pela participação de todos os envolvidos do setor e da comunidade local.

O que realmente foi criado pela ação da Casa Brasil através do Método Cores e que pode ser reaplicado com sucesso em outros destinos brasileiros foi a formação do Grupo Gestor de projetos. Em síntese, isso significa a existência de um conjunto de atores (pessoas) que representam os interesses públicos, privados e da sociedade local, relacionados com os projetos do destino. Para a equipe técnica da Casa Brasil, esta deve ser a tônica na maioria dos destinos turísticos brasileiros que ainda apresentam falta de integração, de estruturação e de representatividade dos setores.

O arranjo institucional é a base para qualquer projeto de desenvolvimento sustentável.Todo programa relevante de turismo que envolva recursos públicos e privados, produza impactos importantes no destino e mobilize uma diversidade de esforços e investimentos deve ter seu grupo gestor. Este grupo deve se reportar ou participar do Conselho Municipal do Turismo, que por sua vez se reporta ou participa do Conselho Estadual, que é presidido pelo secretário ou dirigente estadual de Turismo. O dirigente estadual deve integrar o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), que é parte do Conselho Nacional do Turismo, presidido pelo ministro do Turismo. Aí está o Sistema Nacional do Turismo, que estabelece uma conexão e interação desde o programa no destino até o MTur, que é o responsável pela implementação do Plano Nacional do Turismo, seus projetos e ações, democraticamente construído com uma ampla participação do trade e da sociedade.