w Socorro (SP)
 
 
Você está aqui: Relatório Final
 
 

Socorro (SP)

E-mail Imprimir PDF
Índice do Artigo
Socorro (SP)
O Turismo em Socorro
Projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos
Todas as Páginas

Segmento: Aventura Especial

Destino: Socorro – SP

Parceiros executores locais: 

  •     Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape)
  •     Associação Brasileira de Turismo Aventura (Abeta)
  •     Prefeitura Municipal de Socorro

Apresentação

Socorro foi colonizada por bandeirantes por volta de 1730 e, mais tarde, no século XIX, por imigrantes italianos que deixaram suas marcas na cultura e na arquitetura da cidade. Ainda hoje – apesar de algumas construções modernas – passear pelas ruas de Socorro é uma viagem ao tempo do Brasil-Colônia, mas com uma estrutura perfeitamente integrada às necessidades da vida contemporânea.

Socorro é o portão de entrada para o Circuito das Águas Paulista. A cidade, que se estende às margens do Rio do Peixe, possui inúmeras fontes de água mineral com propriedades medicinais, casarões do ciclo do café e horto municipal. O relevo montanhoso e os abundantes rios favoreceram a formação de cachoeiras e corredeiras, que atualmente se transformaram em grandes atrativos turísticos.

Com tantas trilhas, montanhas, cavernas, correntezas, cachoeiras e aventuras, monotonia e tédio são palavras que ninguém conhece em Socorro. Aventureiros, experientes ou iniciantes, podem desfrutar das mais incríveis atividades de ecoturismo e aventura. As operadoras de atividades locais proporcionam todo o auxílio e segurança aos praticantes, respeitando as normas de cada atividade, aprendidas dentro do programa Aventura Segura – uma parceria entre o MTur e a Associação Brasileira de Empresa de Turismo de Aventura (Abeta). O destino foi um dos primeiros selecionados no Brasil para receber esse programa, que tem como foco a implementação das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para Sistema de Gestão de Segurança e a certificação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Entre outros destinos de turismo de Aventura do Brasil, Socorro foi mais além, e tornou-se o primeiro destino turístico do Brasil a unir o Turismo de Aventura com a proposta de acessibilidade. Numa iniciativa pioneira, o programa Aventureiros Especiais, desenvolvido pela ONG Aventura Especial.  em conjunto com o MTur, criou diversas modalidades de Turismo de Aventura para este público. A partir de então, outras oportunidades surgiram, como o programa Socorro Acessível, através de uma nova parceria do MTur, desta vez com a Prefeitura Municipal de Socorro e a Avape. O programa trouxe a acessibilidade para todo o destino, além de aumentar as condições de segurança para o tráfego de veículos e possibilitar a utilização por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, no centro histórico e comercial, nas pousadas, hotéis, restaurantes, parques e nos principais pontos e equipamentos turísticos da cidade.

Socorro é mesmo tão especial que faz com que todos os seus visitantes se sintam especiais também. Apesar de o destino ser referência em Turismo de Aventura, a oferta de atividades é tão grande e diversificada, que sempre há uma opção que atende às necessidades e desejos dos perfis mais diversos de visitantes: história, arquitetura, cultura popular, gastronomia, artesanato, compras e, é claro, muita natureza. Sempre há algo interessante para fazer em Socorro. E a grata surpresa é que todos podem fazer quase tudo!

A proposta de inclusão, que teve início com as atividades de Aventura, se estendeu depois para a cidade, para os serviços urbanos, públicos e privados. Desta forma, os turistas com deficiência podem se sentir livres e autônomos para circular na cidade e para fazer atividades de Aventura, que estimulam a autossuperação, o trabalho em equipe, a coordenação e a coragem, num desafio saudável e seguro para o corpo e para a mente. No Horto Municipal, por exemplo, existe um jardim aromático contemplando sinalização tátil (pisos alerta e direcional, mapas táteis e placas em braille) para deficientes visuais, rampas de acesso, além de banheiros adaptados.

A economia do município de Socorro está baseada em três atividades principais: agropecuária, malharias retilíneas e, nos últimos anos, o turismo, que tem encontrado cada vez mais espaço, revertendo a forma de exploração dos recursos naturais. Antigas pastagens e plantações que contaminavam o solo e o ambiente hoje se transformam em parques e plantações orgânicas, agregando valor ao produto turístico e melhorando a qualidade de vida de todos.