w Socorro (SP) - Projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos
 
 
Você está aqui: Relatório Final
 
 

Socorro (SP) - Projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos

E-mail Imprimir PDF
Índice do Artigo
Socorro (SP)
O Turismo em Socorro
Projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos
Todas as Páginas

Projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos

O modelo de gestão descentralizada concebido pelo Plano Nacional de Turismo e implementado pelo MTur prevê a integração de diversas instâncias da gestão pública e da iniciativa privada por meio da criação e organização dos arranjos institucionais.

O projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos desenvolvido pelo MTur em parceria com o Instituto Casa Brasil de Cultura, tem como objetivo criar uma estratégia de governança local, a partir do fortalecimento e aperfeiçoamento de segmentos de mercado, procurando envolver de forma participativa toda a cadeia produtiva e instituições relacionadas com o segmento escolhido, através de prioridades e estratégias definidas e com foco na competitividade.

O projeto tem como premissa a participação efetiva dos representantes locais, fortalecendo as entidades públicas e privadas, o trade e as organizações não governamentais, levando à formação de um Grupo Gestor que assume o papel de líder do processo, buscando assim garantir a continuidade das ações na área do turismo, resultados mercadológicos e a sustentabilidade do destino.Assim, foram escolhidos dez destinos com características diferentes, em regiões diferentes, para que suas experiências contribuam para criar uma base metodológica que possa servir de modelo para outros destinos no Brasil, validando e consolidando a estratégia de desenvolvimento de políticas públicas, e de ampliação e diversificação da oferta turística nacional.

Destino referência em Turismo Cultural

As iniciativas pioneiras e experiências de Socorro no segmento de Turismo de Aventura e Acessibilidade chamaram a atenção para o destino, que passou a contar com o apoio de diversas instituições que contribuíram para que a cidade se tornasse realmente referência em Aventura Especial.

Em 2008, ao iniciar o projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos, muitas ações importantes já estavam acontecendo, mas não havia foco em nenhum segmento específico e havia muitas iniciativas desarticuladas. Outros desafios eram a pouca integração entre o fluxo turístico dos parques e pousadas com a vida social e cultural da cidade, a baixa qualificação de alguns serviços e pouca adesão aos projetos de Aventura e Acessibilidade.

Diferentemente de outros destinos envolvidos no projeto, em que se trabalhou um segmento claro e específico, em Socorro o desafio foi aliar Aventura e Acessibilidade em uma experiência possível e coerente, primeiro dentro do próprio destino e depois num formato que pudesse ser reaplicado em outros locais.

Porém, neste momento, também já havia um cenário favorável, que possibilitou a solução dos desafios e o desenvolvimento do destino com foco na Aventura Especial.

Como já havia uma governança local estabelecida, representativa e atuante, com base no Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a estratégia foi fortalecer esta instituição para ser o alicerce do arranjo institucional. Alguns empresários locais – que já tinham iniciativas nas áreas de Aventura e Acessibilidade e estavam motivados pelas oportunidades dos programas – estavam organizados na Associação Comercial e contribuíram para agregar novos empreendimentos e fortalecer o movimento pela Aventura Especial. Cabe ainda destacar a articulação dos poderes público municipal, estadual e federal, que mantiveram o apoio aos projetos em desenvolvimento independentemente de preferências e mudanças políticas.

Para atender às necessidades do destino, que eram principalmente interligar as ações e programas que estavam acontecendo e reacender o ânimo dos parceiros envolvidos. A estratégia do projeto foi apoiar e articular os convênios de três instituições com o MTur:

- Convênio com a Abeta para qualificar os prestadores de serviço de Turismo de Aventura e implementar as Normas Técnicas de Turismo de Aventura  para condutores, informações mínimas preliminares a clientes e requisitos para o Sistema de Gestão de Segurança e Terminologia.

- Convênio com a Avape para planejamento e articulação com as organizações locais; mapeamento, diagnóstico e assessoria técnica para adequação das estruturas públicas e privadas no município; realização de cursos de qualificação aos prestadores de serviços turísticos, de apoio e Turismo de Aventura; desenvolvimento e produção de material técnico de cunho didático, comercial e operacional.

- Convênio com a Prefeitura Municipal de Socorro  para adequação das estruturas públicas e criação de um roteiro urbano adaptado.

No decorrer do projeto Destino Referência em Turismo de Aventura Especial, a Abeta implementou o programa Aventura Segura, qualificou empresas e profissionais, organizou a associação do segmento e formalizou os empreendimentos. A Avape mapeou os equipamentos públicos e privados, mediu e avaliou as condições de acessibilidade e propôs modificações, projetando como deveriam ser as adaptações. Ao lado da prefeitura, desenhou ainda os roteiros turísticos que seriam adaptados. Além disso, ofertou cursos específicos de atendimento a pessoa com deficiência, como a comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), tanto para prestadores de serviço público quanto privado, ligados direta ou indiretamente ao turismo.

A prefeitura investiu na criação de roteiro adaptado, que interliga dez pontos turísticos totalmente trafegáveis por turistas com deficiência, na região central da cidade, contemplando o Centro Histórico, o comércio local, o Mirante do Cristo e o Horto Municipal.

O apoio e as ações do MTur e das instituições conveniadas motivaram os empresários e os moradores, criando uma forte sinergia sobre o tema no destino. Assim, os empresários passaram a oferecer atividades de Aventura completamente adaptadas para atender a esse público.

O Comtur, que desde o princípio era a instituição representativa da governança local, ficou ainda mais fortalecido. Organizado no formato de comissões técnicas – grupos de trabalho voluntário com foco em Aventura, Acessibilidade, Marketing e outros temas relacionados ao setor –, o Comtur é uma peça-chave no desenvolvimento organizado do destino. Sua importância como Grupo Gestor foi respaldada, inclusive nos estudos de competitividade da FGV, também realizados em Socorro durante o desenvolvimento do projeto.

Em Socorro, a Ação Símbolo do projeto – entendida como algo efetivo que represente o resultado dos esforços coletivos e inspire novas pessoas e instituições a se envolver com a estruturação do segmento e do destino – foi a inauguração do roteiro adaptado, com a presença do ministro do Turismo, imprensa, autoridades, técnicos e comunidade. Essa ação projetou o destino na mídia, colocando-o em evidência tanto entre o trade quanto entre o público-alvo, o que se refletiu em aumento do fluxo ao destino.

Resultados alcançados

Durante a realização do projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos, a equipe de trabalho envolvida na execução do projeto foi muito importante para a articulação e integração das ações e resultados com as estratégias do MTur. Esse foco contribuiu para atingir um resultado coletivo, que foi exatamente consagrar Socorro como referência em Aventura Especial.

Resultados

  • Adesão dos empresários e prestadores de serviço aos programas de qualificação e implementação de normas técnicas de Turismo de Aventura e acessibilidade
  • Governança local representativa e atuante, baseada no Comtur
  • Atuação continuada e liderança do poder público municipal que, apesar da troca de administração durante o projeto, manteve o processo em andamento e fortaleceu o destino
  • Articulação e entendimento entre os diversos projetos e ações realizados no destino
  • Preparação do destino para exposição na mídia, conquistando promoção espontânea devido ao tema inovador
  • Repercussão no aumento do fluxo de visitantes, inclusive fora de temporada
  • Utilização de assessoria técnica para implementação das normas
  • Boa relação institucional entre os Poderes Públicos municipal, estadual e federal, sem interferência de política partidária
  • Realização de seminário de multiplicação, oficina de projeto e visita técnica com a participação do grupo gestor do projeto, empresários e comunidade do destino, além de representantes de outros destinos com vocação para o desenvolvimento de Turismo de Aventura e acessibilidade

Mesmo antes da finalização do projeto Destinos Referência em Turismo de Aventura Especial em Socorro, o destino já se posicionava no mercado nacional como modelo em Turismo de Aventura e Acessibilidade. Técnicos e representantes do destino já apresentam as experiências bem sucedidas em eventos e publicações em todo Brasil. O aumento na quantidade de visitas técnicas de gestores públicos e empreendedores privados, que buscam aprender como aplicar as normas de Aventura e Acessibilidade em seus locais de origem, demonstra a importância que a estruturação da Aventura Acessível em Socorro tem para o desenvolvimento e inclusão social através do turismo. Prova do sucesso das ações e do destino é a recente visita da Secretaria da Copa 2014 e Rio 2016 e da Secretaria da Pessoa com Deficiência, ambas da Prefeitura do Rio de Janeiro, que visitaram a cidade para conhecer a experiência de Socorro e utilizá-la nas adaptações das estruturas da cidade para a Copa 2014, Olimpíadas e Paraolimpíadas do Rio de 2016.