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Paraty (RJ) - Projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos

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Paraty (RJ)
O Turismo em Paraty
Projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos
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Projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos

O modelo de gestão descentralizada  concebido pelo Plano Nacional de Turismo e implementado pelo MTur prevê a integração de diversas instâncias da gestão pública e da iniciativa privada por meio da criação e organização dos arranjos institucionais.

O projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos desenvolvido pelo MTur em parceria com o Instituto Casa Brasil de Cultura, tem como objetivo criar uma estratégia de governança local, a partir do fortalecimento e aperfeiçoamento de segmentos de mercado, procurando envolver de forma participativa toda a cadeia produtiva e instituições relacionadas com o segmento escolhido, através de prioridades e estratégias definidas e com foco na competitividade.

O projeto tem como premissa a participação efetiva dos representantes locais, fortalecendo as entidades públicas e privadas, o trade e as organizações não governamentais, levando à formação de um Grupo Gestor que assume o papel de líder do processo, buscando assim garantir a continuidade das ações na área do turismo, resultados mercadológicos e a sustentabilidade do destino.

Assim, foram escolhidos dez destinos com características diferentes, em regiões diferentes, para que suas experiências contribuam para criar uma base metodológica que possa servir de modelo para outros destinos no Brasil, validando e consolidando a estratégia de desenvolvimento de políticas públicas, e de ampliação e diversificação da oferta turística nacional.

Destino referência em Turismo Cultural 

A diversidade e tradição cultural de Paraty foram, sem dúvida, os principais fatores que determinaram sua escolha como destino referência em Turismo Cultural. Mas outros fatores, como o risco de se transformar em um destino turístico de massa – pela falta de um plano de desenvolvimento definido e um arranjo institucional organizado e atuante –, foram decisivos para transformar Paraty em um verdadeiro laboratório do segmento de Turismo Cultural, cujas experiências podem ser reaplicadas em outros destinos brasileiros.

Ao iniciar o projeto Destinos Referência em Turismo Cultural em Paraty, havia várias iniciativas e projetos tanto do setor turístico quanto do setor cultural. Porém, as entidades representativas destes setores estavam agindo de maneira desarticulada. O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) estava inativo. Para facilitar a integração das entidades locais e a implementação do projeto, a Associação Casa Azul foi escolhida pelo Ministério do Turismo como instituição local parceira, para liderar a implantação do projeto em Paraty, com a participação ativa de representantes da sociedade de modo a garantir a continuidade posterior das ações. A reativação do Comtur pode ser considerada fruto do envolvimento de todos os representantes do Grupo Gestor, que, entendendo o papel da governança local no processo de desenvolvimento de sua cidade, optaram por participar de forma responsável e organizada de um conselho específico do setor turístico, principal economia de Paraty.

O projeto Destinos Referência em Paraty teve como linhas de ação:

  • Instituir um arranjo Institucional para o desenvolvimento do projeto
  • Elaborar planejamento participativo com foco no segmento
  • Disseminar as experiências para outros destinos

A primeira ação do projeto em Paraty foi a formação do Grupo Gestor – composto por representantes da cultura, do turismo e da comunidade. Este grupo passou a ser corresponsável pelas ações que se seguiram, como a elaboração do dossiê da candidatura de Paraty a Patrimônio da Humanidade; cursos de atendimento em Turismo Cultural para guias, barqueiros, agentes de receptivo e recepcionistas de pousadas, e de Gestão de Turismo Cultural para empresários e produtores culturais. No total, foram capacitadas 60 pessoas. O grupo também contribuiu com os descritivos e pontuação das fichas dos atrativos turísticos de Paraty.

Com o Grupo Gestor formado e atuante, a Associação Casa Azul contratou a empresa de consultoria Chias Marketing  para elaborar o Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty, intitulado Plano Mar de Cultura. Este plano de ação, realizado com base em uma metodologia participativa consagrada, teve o objetivo de fortalecer a atratividade do destino, qualificando os produtos turísticos de modo a amenizar a sazonalidade, promover a oferta responsável e viabilizar o desenvolvimento sustentável do destino. O trabalho resultou em uma análise mercadológica e na estratégia competitiva para o segmento, com foco em dar consistência aos produtos e diversificar a oferta. Desta maneira, as ações de desenvolvimento propostas dão ênfase à estruturação da oferta e o marketing vincula a promoção da imagem do destino à identidade turístico-cultural de Paraty. Com isso, o posicionamento mercadológico de Paraty foi readequado com ênfase no Turismo Cultural, o que permitirá que o produto global do destino ganhe em competitividade.

O Plano Mar de Cultura foi apresentado publicamente e aprovado pela comunidade e pelos representantes do turismo e da cultura de Paraty no Seminário e Exposição Mar de Cultura. Neste evento, que caracterizou a Ação Símbolo do projeto, foram entregues o slogan e logomarca turística de Paraty como destino cultural . Como parte da ação, também foi realizado um fam-tour para operadoras, agências de turismo e veículos de comunicação especializados.

No decorrer do projeto, o Grupo Gestor realizou encontros e reuniões, alterou e ampliou sua representatividade, e criou ações de comunicação entre o grupo por meio do Breve Informativo, um documento com informações atualizadas sobre as ações em andamento, reuniões e resultados do projeto, enviado por email periodicamente para os participantes.

Uma atividade que merece destaque é a viagem técnica a Tiradentes e São João del Rei (MG), que contou com a presença de muitos representantes do Grupo Gestor. O objetivo inicial desta ação era que os participantes aprendessem com as melhores práticas destes destinos, por meio de benchmarking . Mas ela teve um efeito muito mais positivo que o esperado, pois a convivência mais próxima entre os participantes garantiu a integração e o fortalecimento dos membros do Grupo Gestor, o que se refletiu na continuidade das ações desenvolvidas pelo grupo.

Outra ação, vinculada ao Plano Mar de Cultura, foi o lançamento de peças promocionais do destino, como o Mapa Turístico e Cultural de Paraty, o filme Paraty Cultura em Verde e Azul e o website www.paratycultura.org.br. A experiência do Grupo Gestor de Paraty foi tão positiva que foi selecionada na chamada de Experiências de Gestão e Políticas do Patrimônio Cultural promovida em 2009 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além disso, foi apresentada nos seminários de multiplicação do projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos realizados na Bahia, em Minas Gerais e Brasília.

Resultados alcançados

  • Com a presença de uma instituição local forte, atuante e inclusiva, a Associação Casa Azul, foi possível a realização da articulação entre os programas públicos e a realidade local e pela continuidade das ações
  • Reconhecimento da vocação turística do destino para desenvolver o segmento de Turismo Cultural
  • Grupo Gestor atuante e representativo do setor turístico e cultural, que se ampliou e se fortaleceu durante o processo
  • Viagem de benchmarking que integrou os participantes do Grupo Gestor, possibilitando uma sinergia positiva para a consecução das atividades
  • Metodologia de planejamento participativo, implementada pela consultoria Chias Marketing, com pesquisas, seminários de avaliação e aprovação das ações
  • Posicionamento de mercado: imagem do destino relacionada ao segmento, logomarca que traduz a cultura, criação de material promocional, como vídeo, mapa turístico e cultural, e website
  • Responsabilidade conjunta pela execução das ações definidas no planejamento
  • Periodicidade de reuniões para acompanhamento, com agenda definida e comissões de trabalho
  • Protagonismo local e continuidade das ações de desenvolvimento pelo Grupo Gestor, mesmo após a finalização do projeto
  • Breve Informativo: solução simples e eficaz de comunicação por correio eletrônico, que apresentava ao Grupo Gestor o que previa o projeto, o que havia sido realizado e quais os próximos passos
  • Desafio coletivo de manter o número de visitantes e não permitir que a cidade se transforme em destino de massa (qualificar a oferta e direcionar a demanda)
  • Apoio para reativação do Comtur
  • Realização de seminário de multiplicação, oficina de projeto e visita técnica com a participação efetiva do Grupo Gestor do projeto, empresários, comunidade do destino e representantes de outros destinos com vocação para desenvolvimento do segmento Turismo Cultural